topo_cabecalho
Curso de Medicina da UFCG em Cajazeiras recebe conceito 4

O Conceito de Curso é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação


O Curso de Medicina, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu nota 4 no Conceito de Curso (CC), avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de aferir a qualidade e excelência dos cursos de graduação do País.

 

A nota é obtida a partir de uma escala de 1 a 5 e tem como critérios de avaliação o corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.  A avaliação é realizada por especialistas do Inep/ MEC. As visitas foram realizadas nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2017.  

 

Segundo o coordenador do curso, Luiz Jardelino de Lacerda Neto, a avaliação foi bastante positiva em critérios como integração do sistema local e regional de saúde e as práticas de ensino, empenho e disponibilidade do corpo docente e dos coordenadores do curso de graduação, assim como dos coordenadores de Projetos de Extensão e Pesquisa, comitê de pesquisa formados pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e o Comitê de Experimentação em Uso Animal (CEUA), além das instalações e infraestruturas internas e externas nos quais o curso tem sua atuação.

 

“A notícia foi recebida com muita alegria e satisfação por todos os colaboradores, docentes, alunos e pela Administração da UFCG. A avaliação com nota 4, além de ter sido bastante satisfatória, também veio em um momento primordial, trazendo mais confiabilidade ao curso”, ressaltou, agradecendo a colaboração e participação de todos que fazem parte da instituição e trabalharam para esse resultado. .

 

O diretor do CFP, Antônio Fernandes, destacou que a partir dessa pontuação do MEC, o curso de Medicina do campus de Cajazeiras se coloca como o primeiro do estado da Paraíba. “Recebemos a nota com muita satisfação, mas não com tanta surpresa, já que era algo que vinha sendo trabalhado arduamente desde a última avaliação”, lembrou, enfatizando que agora o objetivo é a obtenção da nota máxima.

 

A Coordenação aguarda ainda o resultado do Conceito Preliminar do Curso (CPC). Para a realização do cálculo é necessário a nota da prova do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado pelos concluintes do curso.

 

(Laís Costa - estagiária Ascom/UFCG)


Data: 15/02/2017