Inscrições abertas para curso de acessibilidade digital

Os interessados em participar do Curso de Acessibilidade para Conteudista podem ser inscrever até 9 de março. A capacitação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A formação é gratuita, tem carga horária de 20 horas e será realizada a distância pela Escola Virtual ENAP.

“Tornar os sites do governo federal acessíveis é uma premissa para alcançarmos eficiência no fornecimento de serviços públicos, é um caminho para sermos um governo digital”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. Segundo o secretário, as capacitações possibilitam os alunos a implementarem a acessibilidade digital nos sistemas e portais da administração pública.

O curso de acessibilidade é baseado no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG). O eMAG consiste em um conjunto de recomendações para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. “Além de coerente com as necessidades brasileiras, o modelo está em conformidade com os padrões internacionais”, explicou Pagotti.

Interoperabilidade

Outra formação que está com inscrições abertas é para o Curso de Introdução à Interoperabilidade. O objetivo é garantir que os participantes possam aplicar, nas organizações e sistemas computacionais do governo, políticas e especificações definidas para interoperabilidade e gerenciamento de informações, visando o fornecimento de melhores serviços à sociedade. Para participar dessa capacitação, os interessados devem se inscrever até 2 de março.

Dúvidas sobre a capacitação podem ser enviadas para a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) pelo endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br.

(Ministério do Planejamento)

Data: 16/02/2017