topo_cabecalho
CNPq divulga calendário de julgamentos de bolsas em 2017

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) receberá, ao longo de 2017, membros dos Comitês de Assessoramento (CAs) para julgamento de bolsas da Agência, em calendário definido nesta semana. São cerca de 300 pesquisadores de 48 áreas do conhecimento que avaliam milhares de pedidos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), Auxílio à Realização de Eventos (ARC) e Bolsas no País e Exterior.

 

A primeira fase de julgamentos acontece em Maio, entre os dias 08 e 12, à distancia, com todos os membros do CA. Serão julgados as Bolsas Especiais País e Exterior (BE) do cronograma 1, os auxílios participação em eventos científicos (AVG), o auxílio a pesquisador visitante (APV), e o auxílio promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação (ARC). O segundo julgamento, também à distância, será em Agosto, de 07 a 11, e novamente julgará os pedidos as Bolsas Especiais País e Exterior (BE) do cronograma 2, e todos os pedidos de auxílio.

 

Em novembro, de 06 a 10, os membros do CA de Ciências da Vida se reúnem na sede do CNPq para julgar os pedidos de bolsas Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade Sênior (PQ-SR), Bolsas Especiais País e Exterior (BE), e os auxílios á pesquisa (AVG, APV e ARC). Ainda em novembro de 20 a 24, os membros do CA de Exatas e da Terra; Engenharias; Humanas e Sociais e CA-DT, se reúnem para julgar os pedidos de bolsas e auxílio da respectiva área.

 

Todos os julgamentos seguem o cronograma de submissão anunciada esse ano pelo CNPq. Acesse a matéria completa. 

 

CAs

 

São mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD) , com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos. Conheça as normas, os membros e os critérios de julgamento dos CAs.

 

(CNPq)


Data: 17/02/2017