Acervo do Portal de Periódicos abrange literatura e civilizações da Grécia e Roma

Os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso a referenciais com resumos da revista científica The Classical Review, da editora Cambridge University Press. Os assuntos da base permeiam temas voltados a línguas e literatura, artes, filosofia, arqueologia e história.

No Brasil, o número de pessoas envolvidas com a grande área do conhecimento que o título cobre vem crescendo paulatinamente. O número de leitores, por exemplo, cresceu ligeiramente em quatro anos: eram 50% da população em 2011 e 56% (104,7 milhões de pessoas) em 2016 – de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro. Em contrapartida, ainda segundo a pesquisa, 54% dos indivíduos alfabetizados não leem romances, contos e poesias por vontade própria.

Em âmbito internacional, a produção científica na área de linguística segue se estendendo ano após ano. Em 2015, foram 4.568 artigos publicados, contra 1.109 em 2005, dez anos antes. A informação* é um registro do Journal Citation Reports (JCR). O Brasil tem potencial para acompanhar o avanço: estatísticas** da CAPES/MEC mostram que houve um crescimento de 33,9% no número de cursos de Linguística, Letras e Artes entre 2004 (168 cursos) e 2009 (225 cursos).

Com duas edições por ano, The Classical Review publica comentários informativos de estudiosos, cobrindo literatura e civilizações da Grécia e Roma antigas. São mais de 150 comentários e 50 notas a cada ano, tornando a base uma ferramenta de referência essencial para pesquisadores que têm a necessidade de manter contato contínuo com a bibliografia clássica.

O título compõe a nova plataforma de busca da Cambridge University Press: a Cambridge Core, lançada em setembro de 2016. A disponibilidade de acesso da publicação vai de 1998 até o corrente ano. O site cobre também os anos de 1888 a 1890 e 1934 a 1954.

Para acessar o conteúdo, é necessário realizar pesquisa na opção Buscar base do Portal de Periódicos.

*Consulta no JCR no dia 15/02/2017 – pesquisa por categorias – Linguística (gráficos de artigos de 2015 e 2005)

**Informações do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
Tabela 3.5-8 – Número de cursos segundo a grande área – mestrado, mestrado profissional e doutorado

(Capes)