Projeto da UFCG vai prestar assistência jurídica e acompanhamento sociofamiliar a apenados

Iniciativa vai atender cerca de 200 presos da Colônia Penal Agrícola de Sousa. Lançamento acontece na próxima sexta, dia 17

Um projeto desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa, vai prestar assistência jurídica e acompanhamento sociofamiliar para cerca de 200 apenados que encontram-se cumprindo pena na Colônia Penal Agrícola do Sertão, em Sousa (PB).

O programa é coordenado pelo professor da UFCG, André de Menezes Gonçalves, e conta com orientação dos professores Iranilton Trajano, Reginaldo França Junior e Guerrison Andrade, além da colaboração dos alunos dos cursos de Direito e Serviço Social e parceria da Colônia Penal Agrícola do Sertão, Defensoria Pública da Comarca de Sousa, Vara das Execuções Penais da Comarca de Sousa e- Prefeitura Municipal de Sousa – Secretaria de Assistência Social e de Saúde.

As ações do curso de Direito se concentrarão no acesso direto ao sistema do Tribunal de Justiça, proporcionado aos apenados o conhecimento sobre dados e informações relevantes quanto ao cumprimento de sua pena e data provável para os benefícios cabíveis, a exemplo de progressão de regime, livramento condicional, permissões de saída, entre outros. Caberá ao curso de Serviço Social, as atividades de prestação de oficinas socioeducativas aos presos e seus familiares, orientação quanto aos direitos sociais e acompanhamento sociofamiliar com os equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O projeto terá duração de 12 meses com início previsto para este mês de março.

Lançamento

O lançamento do projeto de extensão acontece na próxima sexta-feira, dia 17, no Auditório do CCJS, localizado na BR-230, a partir das 09h.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 15/03/2017