Caminhão tecnológico da IBM capacita mais de 400 pessoas na UFCG

Foram realizadas aulas de programação e palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de Tecnologia da Informação

Durante três semanas, um laboratório itinerante construído em um caminhão de 72m², equipado em um ambiente 360° com dispositivos Apple, projetores e óculos para realidade virtual, câmeras de segurança, impressora 3D, entre outros equipamentos de última geração, foi atração no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nesse período, 50 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Design e Engenharia Elétrica da universidade foram capacitados em programação Swift - linguagem desenvolvida pela Apple voltada para a criação de aplicativos para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch.

O projeto HackaTruck deixa nesta sexta-feira, dia 31, a cidade de Campina Grande ainda com um saldo de cerca de 350 visitantes que foram em busca de conhecimentos em palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de Tecnologia da Informação (TI).

De acordo com André Marangone, monitor do Instituto de Pesquisas Eldorado, executor do projeto promovido pela empresa de Informática IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, os estudantes da UFCG participaram ativamente do treinamento, de forma a poder levar a experiência tanto para a vida pessoal, quando profissional.

“O interessante do curso é que os alunos têm contato com tecnologias que a faculdade não oferece na grade curricular. O ambiente de aprendizado também é bem diferenciado. Aqui, a gente estimula muito os alunos a trabalharem de forma colaborativa, onde eles têm aula numa sala não convencional, são motivados a trazer um problema para cá e, trabalhando em grupo, tentam resolver essa questão”, explicou.

Que o diga Sheyla da Silva, 21, aluna do 3º período do curso de Ciência da Computação da UFCG. O contato com aplicativos móveis foi tão proveitoso, que ela pretende tocar o projeto desenvolvido durante o curso e levá-lo para o mercado.

“Eu nunca tinha trabalhado com dispositivos mobile e foi uma ótima experiência estar aqui, tanto que eu vou procurar estudar nas férias e focar nisso. Vem aí a Semana Acadêmica (Sac), com concurso de aplicativos, e eu quero aprimorar meu projeto, deixá-lo o mais simples possível, tanto para a plataforma iOS, quanto android”, disse a estudante, que desenvolveu um aplicativo para contar pessoas em filas, com o objetivo de distribuí-las em locais como bancos, lotéricas e repartições públicas, reaproveitando melhor o tempo de quem espera e dos funcionários.

O último dia do HackaTruck no campus da UFCG foi reservado às apresentações dos projetos desenvolvidos pelos alunos durante a capacitação. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site http://www.hackatruck.com.br/

(Suzy Rodrigues - Ascom/UFCG)

Data: 31/03/2017