Ciência Sem Fronteiras deixará de oferecer bolsas para graduação no exterior

O Ciência Sem Fronteiras dava bolsas para brasileiros estudarem em universidades no exterior. Agora, ele só receberá alunos de pós-graduação

O Ministério da Educação anunciou nesse domingo (02) o fim das bolsas de estudos para estudantes de graduação através do Ciência Sem Fronteira. De acordo com o MEC, o programa era muito custoso e não dava os resultados esperados. O ministério afirmou que os R$ 3,7 bilhões destinados às bolsas serão investidos na merenda escolar da Educação Básica.

As bolsas para pós-graduação serão mantidas, mas isso ainda significa uma grande diminuição no programa, que passará a contar apenas com 5 mil bolsas. Em 2016, o programa levou 35 mil estudantes brasileiros para graduação no exterior.

O rearranjo do uso das verbas foi feito levando-se em consideração o alto custo de se manter um estudante no exterior (R$ 100 mil por ano) e o baixo custo de manter a merenda escolar de um aluno da Educação Básica (R$ 94 por ano).

Em nota, o MEC afirmou que o foco do Ciência Sem Fronteiras sempre foi a pós-graduação. Prometeu ainda que “discute novas estratégias de internacionalização e apoio à excelência nas universidades”.

(Universia)

Data: 04/04/2017