Encontro Nordestino do Programa de Educação Tutorial (PET) acontece neste final de semana

A UFCG participará do evento com 42 alunos e um professor

Será realizado neste final de semana (de 21 a 23 de abril), em Teresina, o Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) - Enepet 2017. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), segunda maior representação do programa no País, estará presente com 42 alunos e um professor, Vanderlan Silva (tutor do PET Antropologia), que exporão trabalhos relacionados a pesquisa, ensino e extensão. O evento acontecerá na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella.

Este ano, o encontro terá como tema “Construindo Saberes, Compartilhando Experiências”, acolhendo uma frase do escritor piauiense Cinéas Santos: “Estou partindo para o próximo sonho, queres ir?”. As principais atividades abrangem apresentações de trabalhos de cunho científico; mobilização dos grupos PET (Mobiliza PET) fortalecendo a identidade; organização e articulação dos grupos; grupos de discussão e de trabalho; promoção de atividades culturais/artísticas; e realização de Assembleia Geral para consolidar as discussões. O evento é uma preparação para o Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet), que será realizado em Brasília, entre os dias 23 e 30 de julho.

PET - O Programa de Educação Tutorial (PET) é um trabalho de comprovada excelência, que objetiva fundamentalmente aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com quatro vertentes principais: ensino, cultura, pesquisa e extensão. Além disso, busca formar cidadãos, que aprendem a trabalhar em equipe, a irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e a ter compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Uma vez criado, o grupo mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão do curso e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa. Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Educação (MEC)

A UFCG conta atualmente com 19 grupos PET, sendo quatro deles no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT): Engenharias Mecânica e Química, além de dois na área de Matemática e Estatística.

(Eduardo Donida - Ascom CCT/UFCG)

Data: 20/04/2017