topo_cabecalho
UFPE abre chamada para publicação colaborativa


Sabe aquelas ideias que pinicam, dão uma coceira danada e queimam só de a gente ouvir falar? É disso que estamos precisando! Com a missão de incitar reflexões e expandir nossas possibilidades de ação na cidade, o INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), torna pública a chamada para propostas de conteúdo que poderão fazer parte da URTIGA - publicação colaborativa, que será lançada online e terá como principal provocação: Desenvolvimento Sustentável: Mito ou Realidade?

 

O Recife integra uma rede de Cidades Sustentáveis, que usa 12 eixos temáticos, norteadores de diretrizes, indicadores e metas. Estes, por sua vez, estão conectados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pautam uma agenda a ser realizada até 2030. Mas desde que começou a se falar em sustentabilidade ligada ao desenvolvimento, na década de 70, as questões econômicas têm sido priorizadas sobre os temas humanos. “Não existe consenso, atualmente, sobre o conceito e as perspectivas do desenvolvimento sustentável. Precisamos discutir quais perspectivas vamos, como comunidade, como cidade, como país, privilegiar. Nós todos temos o papel de refletir e dialogar, especialmente com dados e evidências científicas”, explica Djair Falcão, coordenador de Engenharia do INCITI/UFPE.

 

A ideia é lançar um compêndio transdisciplinar de reflexões sobre as cidades. Queremos ouvir cientistas, comunicadores, educadores, artistas, ativistas, biólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, mestres da cultura popular, jovens e crianças, buscadores, fazedores e interessados em geral a colaborar através de diversas formas de expressão, como fotografias, ensaios, crônicas, artigos, entrevistas, poemas, resumos, rascunhos, ilustrações, entre outras.


O período para envio das propostas é de 24 de abril de 2017 a 24 de maio de 2017, até as 23h59 (horário de Brasília) e já podem ser feitas em http://bit.ly/URTIGA.

 

(UFPE)


Data: 03/05/2017