Documentário Caatingas em Risco será lançado na UFCG

Atividade será realizada no dia 29 de maio, às 09h, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Será lançado no dia 29 de maio, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o documentário Caatingas em Risco 2017. A atividade acontece às 09h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede.

O vídeo é fruto de três anos de pesquisa realizada pelas professoras Debora Coelho Moura e Janaína Barbosa da Silva, da Unidade Acadêmica de Geografia da UFCG, em parceria com Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), de Pernambuco.

O projeto Mapeamento e Análise espectro-temporal das unidades de conservação de proteção integral da administração federal no bioma Caatinga percorreu mais de 22 mil quilômetros nas 14 unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e entrevistou os chefes da unidades, funcionários, moradores da região e professores que realizam estudos nessas áreas.

Durante a pesquisa - realizada de 2013 a 2016 - diversos problemas foram encontrados: desmatamento, ocupação irregular de terras, falta de estrutura e de demarcação, entre outros, que estão colocando em risco o único bioma encontrado exclusivamente no Brasil - a Caatinga.

“Gostaríamos de mostrar através deste documentário o abandono em que se encontram essas unidades, o desgaste que os gestores estão a passar para manter a conservação e os conflitos gerados pela agroindústria de exportação, mineração e exploração madeireira, em terras que deveriam estar protegidas. Espécies que estão ameaçadas de extinção e são endêmicas de determinados locais, como na Chapada Diamantina, na Bahia, em cidades do Piauí, no Vale do Catimbau, em Pernambuco, e no Monumento Natural do São Francisco, entre Alagoas e Sergipe”, ressalta Debora Moura.

Para mais detalhes da pesquisa, acesse aqui o Atlas da Caatinga.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 16/05/2017