topo_cabecalho
Apresentação teatral encerra evento nesta quinta-feira (1˚) em Sumé

Atividade faz parte do Seminário Integrador, que acontece desde terça (30/5) no campus da UFCG

 

Um espetáculo teatral será realizado nesta quinta-feira (1˚), às 21h, no Núcleo de Extensão Cultural do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (Next/CDSA/UFCG), encerrando as atividades do Seminário Integrador . O Grupo Folguedo Folgado, de Caicó - RN, encenará "Rasga Mortalha", apresentação voltada para jovens e adultos. Outra apresentação do grupo em Sumé acontecerá na sede do Assentamento Mandacaru, a partir das 15h deste sábado (3), desta vez, numa versão voltada para crianças. 

 

Folguedo Folgado - O grupo Folguedo Folgado vivencia a arte do teatro de bonecos tradicional (patrimônio imaterial de nossa cultura)  do Nordeste brasileiro, e a realiza como uma homenagem aos mestres guardiões desses saberes ancestrais.  Seus temas são outros folguedos populares como o bumba-meu-boi, o repente, os mitos brasileiros, entre outros. Seus espetáculos levam o público a conhecer e vivenciar esses saberes e aprender que nesse mundo nem tudo é digital.

 

Partindo de personagens universais, o grupo debate questões atuais que sempre buscam refletir sobre a cidadania e a construção de nossa identidade cultural.  Os resultados dessa trajetória são diversos espetáculos para adultos e crianças que já passaram por palcos de Brasília, outras localidades do Brasil, do Chile, Argentina e Alemanha.  Além disso, o grupo tem significativa atuação no movimento cultural nacional, trabalhando ao lado de coletivos como  Mamulengo Presepada de Chico Simões, Celeiro das Antas, Bumba-meu-boi de Sobradinho, Espaço Mosaico, entre outros, sendo um dos fundadores da Cooperativa brasiliense de Teatro.

 

Rasga Mortalha - O espetáculo conta a história de um grupo de mamulengueiros e as presepadas que vivem em função do parto da atriz, aproveitando para ressaltar a importância do parto normal e as dificuldades na criação dos filhos na vida de atores ambulantes.

 

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA/UFCG)


Data: 01/06/2017