Equipe de Engenharia Química da UFCG participa de evento internacional

Alunos e professores do curso em Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram no início desta sima, de 5 a 7, dos Hackathon (Maratona de Programação) 2017 e o LATAM RC 2017 promovidos pela  OSIsoft, em São Paulo.

A equipe da UFCG foi composta pelos professores Heleno Bispo, Antônio Tavernard e Nilton Silva, os alunos graduandos Hiego Costa e Kaio Lima, e o pós-graduando Willy Araújo, pertencentes aos laboratórios Laboratório de Experimentação Numérica de Processos (Lenp) e Laboratório de Integração Engenharia e Processos (Liep).

A Maratona Hackathon 2017, competição voltada para desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, com a utilização e monitoramento de dados em tempo real, reuniu universidades e indústrias latino-americanas, tendo os estudantes Willy Araújo e Kaio Lima integraram, respectivamente, as equipes vencedoras do primeiro e segundo lugares.

Resultados que comprovam, segundo o professor Tavernad, a expressão do curso de Engenharia Química da UFCG no cenário nacional. "Essa premiação repercute no ensino, inserindo o conceito da Internet das Coisas e da Industria 4.0 nas disciplinas profissionais do curso, melhorando a formação de nossos engenheiros”, considerou.

O grupo de pesquisa, liderado pelo professor Heleno Bispo, apresentou o trabalho Integration of PI System Tools to Chemical Process Simulators (http://pages.osisoft.com/summary#UFCG), com os resultados do primeiro ano de parceria com a OSIsoft.

(Ascom/UFCG)

Data: 09/06/2017