UFCG recebe palestra de líder mundial na indústria de infraestrutura de dados

O Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (CCT/UFCG) receberá, no próximo dia 29 de junho, palestra de uma das maiores empresas do mundo quando o assunto é a indústria de infraestrutura de dados, a OSISoft. O evento, que abordará tema bastante atual para a Indústria de Processos, o Big Data, será organizado pela Empresa Júnior do Curso de Engenharia Química, a TEQInova, e os alunos interessados poderão se inscrever gratuitamente através de sua página no Facebook. No entanto, embora gratuito, o número de inscrições é limitado. A palestra acontecerá no Auditório do Labortório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CertBio), no próprio CCT, e terá início às 14h.

O evento será ministrado por um dos pioneiros da OSISoft no Brasil, o engenheiro Claudio Muller. Mestre em Processos  Petroquímicos e Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Muller possui mais de 15 anos de experiência na área de Big Data e Análise de Dados para a indústria de processos. Atuou como engenheiro de processos em uma subsidiária da Petrobrás até 2007, quando passou a dedicar sua carreira à empresa e à infraestrutura de dados para Big Data.

Na palestra, serão abordados temas como as experiências profissionais de Muller, retratando os desafios da carreira do engenheiro químico, o que é Big Data, oportunidades e desafios para indústria, alternativas para área de processos no contexto da transformação de dados em informação, aspectos sobre a empresa OSISoft e muitos outros tópicos.

Está prevista também a apresentação de projetos em andamento, fruto da parceria acadêmica entre a UFCG e a OSISoft, mesa redonda com o palestrante e com convidados locais, momento para perguntas e dúvidas direcionadas.

A programação completa do evento também estará disponível na página da TEQInova no Facebook. Dúvidas igualmente poderão ser solucionadas por esse canal.

OSISoft - Líder Mundial na indústria de infraestrutura de dados, a empresa foi fundada em 1980, no Vale do Silício. Possui hoje mais de 20 mil instalações e 65% da lista da Global 500 entre seus clientes. Chegou ao Brasil no ano de 2007.

(Eduardo Donida - Ascom/CCT/UFCG)

Data: 20/06/2017