Pesquisa de professor da UFCG é selecionada para compor livro internacional

A instituição será a única universidade brasileira a fazer parte da obra

O professor Rafael Trindade Maia, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), juntamente com ex-aluno do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Vinícius Costa Amador, foram selecionados para a composição de um capitulo de um livro internacional sobre Docking Molecular, uma importante técnica da área de Bioinformática.

"O Docking Molecular, também chamado de atracamento, acoplamento ou ancoragem molecular é uma técnica da Bioinformática Estrutural que visa estudar detalhes das interações entre moléculas", explica Maia.

O docking vem sendo utilizado cada vez mais para estudos de sítios catalíticos de enzimas, design de novos fármacos e estudos preditivos de interação proteína-ligante e proteína-proteína. "Trata-se de um método que prevê a orientação preferencial de uma molécula a uma segunda, quando ligados entre si para formar um complexo estável", completou.

A UFCG é a única universidade brasileira a fazer parte da obra.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 27/06/2017