topo_cabecalho
Alunos da UFCG visitam Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis

Consórcio Senai/Petrobrás fica localizado em Natal, Rio Grande do Norte

 

Uma comitiva com 40 alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande visitou na última semana o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS/ER – Consórcio SENAI/Petrobras).  O objetivo do evento foi complementar estudos na área do gás e  conhecer  o trabalho desenvolvido pelo Centro, especialmente no que diz respeito à área de pesquisa e processamento.

 

Os futuros engenheiros visitaram seis laboratórios, acompanhados pela professora Adriana Almeida, da disciplina Tecnologia do  Gás Natural. A diretora Executiva do CTGAS, Cândida Amália Aragão, fez uma apresentação  sobre as ações na área de educação profissionalizante e de pesquisas, desenvolvidas pelo Centro, e pôs a instituição à disposição da UFCG.

 

“Como professora da disciplina Tecnologia do Gás Natural, quero reconhecer a importância da interação entre  universidade e empresa e a incomensurável contribuição que o CTGAS-ER  prestou à academia com a disponibilização dessa atividade pratica”, enfatizou a professora Adriana Almeida após a atividade.

 

“Essas visitas técnicas são de fundamental importância para a motivação dos estudantes do curso, para que eles possam compreender melhor os conteúdos da grade curricular vistos em sala de aula e complementá-los com a observação da prática”, completou.

 

Divididos  em duas turmas, os alunos receberam explicações sobre os  serviços e as pesquisas executadas  pelos laboratórios, interagindo com os especialistas do CTGAS-ER e trocando experiências.

 

Foram visitados: o Laboratório de Processamento de Gás – LPG (foco em pesquisa aplicada), o Laboratório de Qualidade do Gás – LQG (atua com serviços e pesquisa aplicada), o Laboratório Didático de Instalações Prediais a Gás (Ensino – Aulas Práticas) e os Laboratório de Temperatura, Pressão, Dimensional e de Vazão de Gás, todos  especializados em Serviços Metrológicos.

 

As duas equipes foram conduzidas pela coordenação da Unidade de Serviços Técnica e Tecnológicos (UNATT) do CTGAS-ER, composta por Kathya Canella , Marília Teixeira de Faria, Igor Bezerra Furtado, e Juliana Bezerra.

 

(Ascom CCT/UFCG Com informações da CTGAS)


Data: 13/07/2017