Dia do Agricultor é comemorado no Campus Sumé da UFCG

Programação contou visitas às áreas experimentais e cavalgada

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reuniu nesse domingo, dia 30, estudantes, professores, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), representantes do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e agricultores para a apresentação e discussão de diferentes práticas de conservação do solo e produção animal.

O objetivo foi difundir a aplicação de técnicas sustentáveis para a agricultura familiar, produção animal, estímulo ao manejo agroecológico do solo, além de homenagear o povo do campo, como referência ao Dia do Agricultor (28 de julho) e dar visibilidade às atividades e pesquisas desenvolvidas pelos docentes do CDSA.

O evento teve início com um café da manhã musical, para recepção dos agricultores e agricultoras, vaqueiros e amazonas. Em seguida, os monitores da organização do evento conduziram os presentes para a área experimental do CDSA, para visitação às estações preparadas pelos estudantes.

Acompanhados pelos professores da UFCG, Tiago Araújo e Ana Cristina, os presentes visitaram as estações de produção de frango caipira, produção de alimentos conservados (feno e silagem), ordenha higiênica e manejo alimentar, com apresentação da mistura múltipla para caprinos e ovinos. Os presentes também tiveram oportunidade de conhecer as escoes de tecnologia social do forno e desidratador solar, de meliponicultura e de compostagem e biofertilizante enriquecido.

Após o dia de campo teve início a VI Cavalgada do Agricultor, que reuniu mais de 100 vaqueiros e amazonas no parque de exposição do CDSA, vindos de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, para prestigiar o evento. Um percurso de aproximadamente 20 km.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 31/07/2017