Mutirão de cirurgias diminui fila de espera no HUAC

Procedimentos foram realizados no último sábado, dia 29 de julho

No último sábado, dia 29 de julho, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou um mutirão de cirurgias de retirada de vesícula biliar para reduzir a demanda reprimida. O procedimento, conhecido como colecistectomia, atendeu 15 pacientes respeitando a fila de espera da unidade.

O superintendente do HUAC, Homero Rodrigues, enalteceu o esforço extra feito pelo hospital que já trabalha rotineiramente com essa intervenção. “Todos os procedimentos foram bem-sucedidos e os pacientes já tiveram alta”, afirmou.

Para que a iniciativa fosse possível, além dos cirurgiões, anestesistas e enfermeiras, cinco residentes de cirurgia participaram com o objetivo de se aperfeiçoarem para futuros procedimentos.

Inspirado nos mutirões nacionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o gestor ainda destacou que o HUAC deve promover a cada dois meses novos eventos de esforço coletivo.

Importância da cirurgia de vesícula biliar

A vesícula biliar armazena a bile, substância produzida pelo fígado. A vesícula biliar sofre estímulos, após refeições, que auxilia na digestão, principalmente de gorduras. A colecistectomia pode ser feita em pacientes que tem alguns sintomas específicos como dores frequentes no local e que acabam atrapalhando sua a rotina.

A cirurgia é feita na vesícula biliar para a retirada de inflamações, pedras, colecistite aguda e câncer de vesícula, por exemplo. O diagnóstico geralmente é feito por ultrassonografia ou exames com imagens.

(Fonte: HUAC/UFCG)

Data: 02/08/2017