Participantes já podem fazer o cadastro no portal do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda, dia14, o prazo para cadastro dos estudantes concluintes regulares do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir desta edição é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico.

O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 26 de novembro, data de aplicação do exame. Já as solicitações de atendimento terminam antes – devem ser feitas até 3 de setembro. Os participantes devem informar o número do CPF; um número de telefone e um endereço de e-mail válidos; e solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico. Além disso, aquele que cursar mais de uma graduação deve escolher o curso em que prefere realizar a prova.

Quando se cadastrar, o participante receberá a senha com a qual fará todo o acompanhamento da inscrição, a consulta ao local de prova, o acesso ao questionário do estudante e a conferência do resultado individual. O e-mail e telefone cadastrados também serão utilizados pelo Inep para envio de informações referentes ao exame.

Questionário

É obrigatório que o participante responda ao questionário do estudante, um dos quesitos para obtenção de regularidade no Enade. O preenchimento do documento será entre 28 de agosto até 26 de novembro. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores do Enade, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do exame.

Avaliação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e consiste em uma avaliação individual e um questionário. No histórico escolar ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação na prova.

Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; e dos cursos que conferem diploma de licenciatura em artes.

O cadastro no Enade 2017 está disponível no portal do Inep.

(Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep)

Data: 15/08/2017