Curso de Engenharia de Produção do CDSA aplica técnicas de metodologias ativas em sala de aula

O curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, está aplicando técnicas de metodologia ativas em sala de aula a exemplo de aprendizagem baseada em problemas ou projetos (PBL).

Segundo o professor Daniel Moura "o sucesso na aplicação da metodologia ativa, no entanto, depende de uma radical mudança na atuação do professor em sala de aula, onde o foco passa a ser o diálogo com os alunos, a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão com incidência na problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos”. O professor Daniel Moura foi pioneiro no uso das técnicas no curso de Engenharia de Produção do CDSA.

"A ideia é estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio da elaboração prática de um projeto que agregue valor e que se adeque a realidades regionais das empresas do cariri Paraibano", disse.

"A técnica do PBL ajuda o aluno desenvolver diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. Nesse sentido, o curso vêm estimulando outros professores da unidade a aplicar as ferramentas revolucionárias de ensino e aprendizagem", destaca o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Daniel Farias.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 31/08/2017