UFCG deve estabelecer parcerias com Prefeitura de Cabaceiras

Ações foram discutidas em reunião na manhã desta terça, dia 19

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões,  esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 19, com o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, tratando de propostas de parcerias e convênios de cooperação em diversas áreas.

Além de ações na área de Educação, direcionadas à formação continuada de professores e à implantação de novas metodologias, as demandas municipais pautaram-se também nas áreas de Piscicultura (às margens do rio Paraíba, que corta o município), Caprinocultura, pela forte tradição e expressão econômica na região, e o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de energia solar.

O prefeito, que esteve acompanhado de secretários administrativos, expressou esperança em construir um futuro melhor para Cabaceiras com a colaboração da UFCG e, agradecendo a receptividade da reitoria (o vice-reitor Camilo Simões e todos os pró-reitores participaram do encontro), exaltou a interação e a predisposição da instituição em contribuir para o desenvolvimento regional.

"Nossa cidade, pelo destaque nas avaliações em educação e os índices socioeconômicos alcançados, tem sido referencial e modelo para os demais municípios do Cariri paraibano", afirmou o gestor municipal, prevendo que outras prefeituras daquela região buscarão a universidade para firmar parcerias.

Considerando o papel de vetor para o desenvolvimento regional como princípio da UFCG, Vicemário Simões reafirmou o compromisso institucional com o progresso do estado. "Temos muito a contribuir para transformações socioeconômicas e culturais nos nossos municípios. É nosso dever", ressaltou, dizendo-se receptivo à procura dos gestores públicos. "Avaliaremos as demandas, examinando como podemos contribuir - a nossa capacidade e possibilidades - para um pronto atendimento", pontuou.

Sobre as demandas apresentadas pelo município cabaceirense, o reitor disse que as demandas serão encaminhadas aos pró-reitores para que analisem e as direcionem às unidades acadêmicas (áreas) que detenham competência para desenvolver e executar os projetos.

(Ascom UFCG)

Data: 19/09/2017