UFCG é a melhor universidade de porte médio do Nordeste no Ranking Universitário Folha

Dois cursos estão entre os 15 mais bem pontuados no país

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é a melhor universidade de porte médio do Nordeste e a 11ª do país de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, divulgado na última segunda-feira, dia 18.

Na classificação geral, que desconsidera o porte das instituições, a UFCG ficou com a 7ª posição no Nordeste e a 40ª no Brasil. A primeira colocada geral é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desbancou a Universidade de São Paulo (USP), agora em segundo lugar.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pela Folha de S. Paulo desde 2012. Foram classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Também foram avaliados 32 cursos ofertados pela UFCG. Deles, 28 estão entre os 100 melhores do país, em suas áreas. Dois (Engenharia Elétrica e Computação) estão entre os 15 mais bem pontuados. Entre os 50 melhores, estão: Letras (26º), Matemática (31º), Física (32º), Engenharia Química (34º), Medicina veterinária (34º), Filosofia (35º), História (36º), Geografia (45º), Engenharia de produção (46º), Medicina (46º), Arquitetura e Urbanismo (47º), Pedagogia (48º) e Enfermagem (49º).

Veja aqui a classificação da UFCG por indicadores.

(Ascom UFCG)

Data: 20/09/2017