topo_cabecalho
Artigo - Minha Rocinha Out Rio

Hiran de Melo

 

Minha roça, de tão pacífica e bela, foi chamada de Rocinha. Cada um cultivava a sua. Assim, todo o lugar foi chamado do mesmo carinhoso nome.

 

Hoje, na Rocinha, nada de roça! Nenhuma semente se planta. Exceto a da esperança dos que aqui ficam por não ter opção melhor ou pior.

 

Ervas outras aqui, agora, são distribuídas tais como sementes do mal. Ervas doces que se transformam nas nuvens da alucinação e da dependência, da riqueza passageira, dos sonhos outros presentes no lado oposto do Rio.

 

Naquele lado do Rio, multidões em transe adoram os seus ídolos. Para muitos a sua única e verdadeira religião. Luzes e Altos Sons, gritos e suspiros. Sem sangue, mas com muito suor e cerveja. Nada tem a ver com este lado da cidade, o Out Rio. Ao mesmo tempo, tudo tem a ver com a minha Rocinha.

 

Os do In Rio gritam: “fora a autoridade”. Todavia, suspiram aliviados porque a autoridade interferiu no Paralelo existente neste lado de cá do Rio. Neste momento, suspiramos “dentro a autoridade”. Uma ação de guerra promovida pelos Homens da Lei para neutralizar os interesses dos verdadeiros donos da Rocinha e, por fim, as suas batalhas particulares que incomodam a todos.

 

Bom demais poder consumir tudo que mais desejo, protegido em uma cidadela In Rio. E ainda faço de conta que desprezo tudo isso que me é proporcionado pelo trabalho dos que estão no Out Rio.

 

Sou um “revoltado”, consumado e consumidor das ervas fruto da semente do Mal. E faço de conta que sou plantador da semente do Bem. Temei-me e fora o temer, este é o meu credo. Ecoado na língua dos ídolos: “Outside the fear”.

 

Aqui, na minha Rocinha, onde na real eu estou e sou, o som musical vem das balas. Que não são de borrachas, artificiais, são reais.  Suas penetrações não apenas doem, matam. Os novatos, os estranhos, se arrastam. Os daqui, não. Precisamos nos manter em pé. Sabemos que não há como carregar nossa cruz, rastejando tal qual a cobra pelo chão.

 

* Hiran de Melo é professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG

 

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição


Data: 09/10/2017