UFBA inaugura ‘Tesourômetro’ para denunciar cortes de verbas

Inauguração do painel ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, 16, em Salvador. A instalação do Tesourômetro é fruto de uma parceria da UFBA com a SBPC e faz parte da campanha Conhecimento Sem Cortes

Em dois anos, as universidades e organizações de pesquisa científica do Brasil deixaram de receber mais de R$ 12 bilhões de verba. Isso significa uma perda de R$ 500 mil por hora. Para expor a crise orçamentária, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugurou nesta segunda-feira (16) o “Tesourômetro”, um painel eletrônico que mede, em tempo real, os cortes dos orçamentos das instituições de ensino superior públicas e na ciência. A estreia do contador ocorreu durante a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da universidade, que vai até esta quarta.

O equipamento estima as perdas a partir das previsões de cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), previstos para as universidades federais e para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na Bahia, a instalação do Tesourômetro é fruto de uma parceria da UFBA com a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e faz parte da campanha Conhecimento Sem Cortes, realizada por cientistas, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos. O contador está funcionando na frente da Reitoria da instituição, no bairro do Canela, em Salvador.

“O Tesourômetro é um alerta para mostrar o que está sendo reduzido de investimento para a ciência do País. É importante que ele seja instalado em vários locais para que a comunidade tenha consciência da gravidade da redução desse orçamento”, afirmou o reitor da universidade, João Carlos Salles, durante a abertura do congresso.

Luta

Este ano, a redução do orçamento do governo federal na UFBA já chega a R$ 20,5 milhões. De acordo o reitor, desse valor, R$ 15,8 milhões são do orçamento previsto para custeio e, caso não seja liberado, a universidade poderá iniciar 2018 com dificuldades para pagar despesas como energia e água, além de limpeza e manutenção dos campi. O orçamento anual da UFBA, este ano, é de pouco mais de R$ 1,4 bilhão – a maior parte já comprometida com pessoal e encargos.

No mês passado, o MEC chegou a liberar parte das verbas, requeridas por universidades e institutos federais de todo o País, da ordem de R$ 1 bilhão. Desse valor, R$ 47,9 milhões vieram para instituições da Bahia. Além da UFBA, foram contempladas as universidades federais do Recôncavo (UFRB), do Oeste (Ufob) e do Sul (UFSB), além do Instituto Federal Baiano (IfBaiano) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

(Correio 24 horas)

Data: 17/10/2017