Solenidade marca inauguração do ginásio de esportes do campus Sousa

Espaço sediou os Jogos Universitários das Residências Universitárias no final de semana

Detalhes históricos da criação e expansão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entremearam as falas públicas na inauguração do ginásio de esportes do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa. A solenidade aconteceu na última sexta-feira, dia 27, abrindo os III Jogos Universitários das Residências Universitárias da UFCG.

A diretora do CCJS, Jônica Coura, agradeceu aos dirigentes institucionais envolvidos no projeto e construção daquele equipamento, exaltando o "pouco de cada um, na concretização daquele sonho". Ressaltou as virtudes e a contribuição do homenageado, professor Raimundo Pereira de Oliveira, para consolidação da UFCG.

"O ginásio recebe o nome de um homem de muitas virtudes", disse a gestora. Palavras que foram endossadas e complementadas pela ex-diretora do CCJS, Gracinha Marques, que ressaltou a honra em participar daquele momento que homenageia "o grande educador Doca Pereira, figura marcante em sua história pessoal".

O ex-reitor Thompson Mariz exaltou a participação coletiva na construção de uma UFCG pujante e direcionada aos desafios. Frisando a necessidade de se propagar a expressão histórica das batalhas pela criação e consolidação da UFCG, fez um resgate histórico de personalidades marcantes - a exemplo dos ex-diretores do CCJS, Joaquim Alencar e Martinho Salgado -, comentando recortes e ilustrando acontecimentos.

No mesmo tom narrativo, o professor do CCJS, Jorge Pereira, filho do homenageado, contou fatos e citou frases de seu pai - ressaltando "valores humanos referendados por atitudes simples e marcantes para a família e a sociedade". Também presente à solenidade a viúva do professor  Raimundo Pereira, a senhora Aldaly Justino.

Destacando que o CCJS era diferenciado, pelas demandas sendo incorporadas no discurso da coletividade daquele centro, o reitor Vicemário Simões exaltou o comprometimento administrativo dos diretores, Jônica Coura e Ribamar de Carvalho, e a grandeza e ousadia de Thompson Mariz "também expressa no campus de Sousa".

Vicemário Simões disse, ainda, considerar importante a preservação "não só patrimonial, mas também histórica" e que homenagens, daquela natureza, devem ser promovidas. "Temos muitos servidores que contribuíram para o engrandecimento da nossa instituição e estão no anonimato"

Anterior à inauguração do ginásio, o reitor participou da aula inaugural da Especialização em Serviço Social - ministrada pela presidente do Conselho Federal de Serviço Social,  Josiane Soares Santos. À noite, presidiu a colação de grau do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), em Pombal, que teve como paraninfo o ex-reitor Thompson Mariz.

Jogos

Os III Jogos das Residências Universitárias da UFCG foram encerrados neste domingo, dia 29. Reuniu cerca de 280 alunos residentes, de todos os sete campi da instituição, em partidas nas modalidades Futsal e Voleibol, masculino e feminino.

Veja como ficou a classificação final:

Futsal Masculino

Campeão: Patos