Reitoria da UFCG protesta contra invasão de terreno do campus Sumé

Ação foi tomada pela prefeitura do município

A Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, uma nota protestando contra a invasão do terreno em que está situado o campus do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), na cidade de Sumé.

Na nota, o reitor Vicemário Simões condena a invasão, ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 31, por parte da Prefeitura Municipal, com o rompimento do cadeado e da corrente que cerram o portão de acesso à área, ao tempo em que reafirma a posse do terreno onde está situado o campus, "imóvel próprio adquirido mediante doação realizada pelo Município de Sumé, devidamente registrada no ofício de registro de imóveis competente".

De acordo com a nota, a UFCG foi informada pela municipalidade de Sumé, por meio de ofício, que uma parte do terreno seria ocupada para instalação de um Parque de Exposições onde seria realizada uma feira de gados. Esta ocupação implicaria a destruição de equipamentos da Universidade, presentes naquela área.

“A Reitoria da UFCG pensa que o Parque de Exposição para feira de gado deve ter seu lugar apropriado, que não pode ser, de jeito nenhum, o campus Universitário do CDSA, apelando para o bom senso dos que fazem a administração pública municipal de Sumé. Esta é a razão do nosso protesto, para o qual solicitamos o apoio da comunidade sumeense, pela importância que a universidade tem para o município e para a região do Cariri paraibano, restando, por parte da Reitoria da UFCG, a predisposição para o diálogo necessário à resolução desse impasse”, finaliza o gestor.

(Ascom UFCG)

Data: 01/11/2017