HUs da Paraíba participam de ação nacional de atendimento itinerante à saúde

Profissionais se deslocarão dos hospitais para a cidade de Livramento

Com o objetivo de levar assistência à população distante dos grandes centros e que não possuem acesso facilitado aos serviços de saúde, será realizado na próxima sexta-feira, dia 10, o mutirão Ebserh Solidária. Na Paraíba, a ação será em parceria com os três hospitais universitários do Estado: HULW (Lauro Wanderley), HUJB (Júlio Bandeira) e HUAC (Alcides Carneiro) e vai beneficiar a cidade de Livramento, a 240 quilômetros da capital.

Serão ofertados quase 2,5 mil procedimentos aos moradores do município, que conta com pouco mais de 7 mil habitantes. Na programação, estão incluídos exames como hemogramas, verificação de pressão arterial, de glicemia capilar e de índice de massa corpórea, além dos dermatológicos específicos para avaliação de risco para câncer.

Haverá ainda testes rápidos de HIV, Sífilis, HBV e HCV, e consultas nas especialidades de pediatria, ginecologia e dermatologia. Os HUs levarão também ações educativas sobre DSTs, Saúde Mental, Fatores de Risco para Diabetes e Hipertensão Arterial, Planejamento Reprodutivo, Prevenção de Câncer de Pele, Violência Física e não Física dentro das escolas e Saúde Bucal.

Será mobilizado um total de 89 pessoas dos hospitais universitários Júlio Bandeira, em Cajazeiras, Alcides Carneiro, em Campina Grande, e Lauro Wanderley, em João Pessoa, incluindo servidores da área administrativa, médicos, estudantes de medicina, enfermagem, pedagogia e do curso técnico em saúde bucal.

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, destacou a importância da ação. “Além de campo de prática para o ensino, para a pesquisa e para a inovação na área da saúde, os hospitais universitários federais têm a obrigação de oferecer o melhor atendimento de saúde, principalmente para a população que mais precisa. E a descentralização dos serviços oferecidos pela Rede Ebserh vai ao encontro dessa necessidade, ressaltando o caráter solidário e humanizado da saúde”, afirmou.

Saiba mais

A ação Ebserh Solidária trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos.

A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente. Serão oferecidas consultas, exames, ações educativas. Além disso, será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

(Ebserh)

Data: 07/11/2017