Reitor da UFCG abre I Semana de Medicina em Cajazeiras

O evento prossegue até a sexta, dia 10

Ressaltando a necessidade de se preservar a história, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, abriu a I Semana de Medicina do Centro de Formação de Professores (CFP), que celebra os dez anos de criação do curso no campus de Cajazeiras. O evento, iniciado nesta quarta-feira, 8, segue até a próxima sexta, dia 10.

Em seu pronunciamento, o reitor parabenizou e agradeceu aos ex-diretores de centro e ex-coordenadores do curso pela implementação e consolidação da Medicina no campus de Cajazeiras, ao tempo em que homenageou o ex-reitor Thompson Mariz pela bravura e obstinação “fundamentais para que estivéssemos celebrando este momento”.

Em relação aos desafios que se apresentam na atualidade, conclamou a comunidade a somar e multiplicar esforços, particularmente na cobrança à classe política, por uma aceleração do processo de construção do novo Hospital Universitário Júlio Bandeira, naquela cidade, “que transformará o estado, a região e o país”, afirmou.

O diretor do CFP, professor Antônio Fernandes Filho, que agraciou os professores Thompson Mariz, Edilson Amorim e Fábio de Freitas Pereira (reitor, vice-reitor e diretor do CFP, à época da criação do curso), com comendas pelo trabalho realizado, parabenizou aos que fazem o curso, especialmente aos alunos, pelo reconhecimento alcançado nacionalmente, fazendo referência à excelência acadêmica dos cursos do CFP que, tal qual Medicina, vêm obtendo conceito 4, de um máximo de 5, em avaliações nacionais.

Ele também registrou a importância do ex-diretor do CFP, Cezário Almeida, companheiro na comissão responsável pelo projeto pedagógico do curso, citando personagens importantes na história do curso, no que foi complementado pelo professor do curso e diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, Francisco Figueiredo, com reflexões sobre o conhecimento e os avanços científicos no campo das ciências médicas.

O evento

A I Semana de Medicina do CFP tem como objetivo promover a troca de ideias e experiências e tem como tema o panorama das Emergências Médicas, suas inovações e desafios de aplicação no serviço de saúde brasileiro.

O evento é promovido pelo Centro Acadêmico e pela coordenação do curso de Medicina do CFP. Está sendo realizado no campus Cajazeiras, com a participação de estudantes e profissionais de Saúde, especialmente da área de Urgência e Emergência.

Confira aqui a programação.

(Ascom UFCG)

Data: 08/11/2017