Equipe da UFCG vai participar de competição Baja neste final de semana

Etapa Nordeste acontecerá em Salvador

Alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão em Salvador, Bahia, para disputar a Etapa Regional Nordeste da Competição Baja SAE Brasil, que acontecerá neste final de semana, entre os dias 10 e 12, no Senai Cimatec. Ao todo, a competição conta com mais de 300 inscritos, distribuídos em 18 equipes, que representam 16 instituições de ensino.

A equipe da UFCG, denominada Parahybaja, é formada, em geral, por alunos de cursos de engenharia Desenvolve veículos off road, desde a concepção e projeto detalhado à construção e testes, estimulando os estudantes a exporem seus feitos em competições regionais, nacionais e internacionais.

“Este ano, apesar de mais uma vez sentirmos as limitações financeiras, conseguimos deixar o carro bem preparado para a competição. Além disso, conseguimos a renovação de alguns patrocinadores e também atrair alguns novos, o que fortalece a equipe”, contou um dos integrantes, Elthon Ferreira.

Segundo ele, a prova, como sempre, promete um alto nível de competição e rendimentos, já que as disputas contam com algumas das principais equipes nacionais, consideradas entre as Top 10 do país. “Esperamos subir na classificação geral e brigar de igual para igual com grandes representantes do Nordeste”, finalizou.

Programação

Dia 10 (sexta) – Credenciamento dos participantes na parte da manhã; e no restante do dia, as equipes se intercalam entre as provas de APRESENTAÇÃO DE PROJETOS e a PROVA DE SEGURANÇA.

Dia 11 (sábado) – Ocorrem as provas de CUSTOS, as provas de CONFORTO DINÂMICO/FRENAGEM e demais DINÂMICAS (suspension&traction), ACELERAÇÃO E VELOCIDADE, CAPACIDADE TRATIVA. O dia se encerra com a PROVA FINAL DE PROJETOS, para as três equipes melhores classificadas na prova de apresentação de projetos.

Dia 12 (domingo) – Ocorre a prova do ENDURO, principal disputa do evento, em que todos os carros correm durante três horas, vencendo aquele que completar o maior numero de voltas.

Baja SAE Brasil

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Foi criado na Universidade da Carolina do Sul, EUA, em 1976. No Brasil, foi lançado em 1994.

No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 09/11/2017