UFCG realiza na Espanha o I Congresso Internacional sobre Mundos Indígenas

Evento itinerante é realizado em parceria com a Universidade Pablo de Olavide. Em março do ano que vem acontecerá em Campina Grande

Em parceria com a Universidade Pablo de Olavide (UPO), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está realizando em Sevilha, na Espanha, até este sábado, dia 11, o I Congresso Internacional sobre Mundos Indígenas.

Tendo como tema central os diálogos sobre História, Direito e Educação na América Indígena, do Século XVI até nossos dias, o evento foi aberto nessa quinta, dia 9, reunindo mais de trinta pesquisadores de diferentes universidades espanholas, portuguesas e latino-americanas, em um debate sobre temas centrais do passado e presente das comunidades indígenas da América Latina.

A ideia é promover a reflexão e troca de experiências e conhecimentos de diferentes disciplinas sobre o trabalho das comunidades, seu papel como sujeitos históricos e agentes de mudança.

A coordenação acadêmica do evento é da professora Juciene Ricarte Apolinário, da UFCG, juntamente com Juan Marchena Fernández, da UPO. Outros quatro professores da UFCG fazem parte da comissão científica: Edjane Dias, Gabriel Silveira, José Otavio de Aguiar e Mércia Batista.

O evento é itinerante. Entre os próximos dias 13 e 15 será realizado na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. De 20 a 22 de março do ano que vem, acontecerá na UFCG, em Campina Grande.

Veja aqui o programa do evento.

(Ascom UFCG, com dados da UPO)

Data: 10/11/2017