Professor cubano enaltece na UFCG o Congresso Latino-Americano de Biomateriais, a ser realizado em 2018

João Pessoa será a sede do 15º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (Colaob), que será realizado no próximo ano, entre os dias 22 e 25 de agosto, e é organizado pela Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais (Slabo). A coordenação geral do evento está a cargo do professor Marcus Vinícius Lia Fook, membro da Slabo e que também coordena o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CertBio), do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

De passagem pelo Brasil, o renomado pesquisador na área de biomateriais, o professor cubano Dr. Carlos Andrés Peniche, da Universidad de La Habana, falou um pouco de sua experiência em eventos assim. Ele participou, em 2015, da 4ª edição do Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Orgãos Artificiais (OBI), que aconteceu em Campina Grande.

“O OBI é um evento um pouco menor, não tem a magnitude que o Colaob terá no próximo ano, embora seja de fundamental importância. Ano que vem, no entanto, espera-se um grande evento. O Congresso é uma ótima oportunidade para se estabelecer relações, parcerias e colaborações, além de se atualizar, ver o que está acontecendo e sendo produzido na área de biomateriais e suas aplicações por toda a América Latina e também no mundo”, explicou Peniche.

Segundo o professor, o Brasil é um dos países que possuem grupos de altíssimo nível em pesquisas relacionadas ao tema. “Brasil, Colômbia, Argentina e também Cuba. São países com fortes equipes, embora cada um dentro de suas limitações econômicas e de pesquisa. Biomateriais vem sendo assunto recorrente em todo o mundo, e a América Latina contribui imensamente nesse sentido”, enfalizou. “Aí está mais um fator que dá importância ao Congresso a ser realizado em 2018. Participam grandes pesquisadores, alunos e professores. Todos sempre aprendem muito, é uma oportunidade de se ver de perto e contactar pessoas com muita experiência, que têm muito a contribuir. E aos professores, além disso, é mais uma chance de interagir com aqueles que estão começando há menos tempo, porém com novas ideias, mente fresca, o que é sempre muito enriquecedor”, completou.

O professor Peniche ficará no Brasil por cerca de um mês. Atualmente está coorientando uma tese de doutorado desenvolvida no CCT, além de orientar e auxiliar pesquisadores em outros trabalhos.

Anualmente, a Slabo realiza seu congresso internacional, contando com centenas de participantes em cada um de suas edições e objetivando a troca de experiências entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, além de apresentação de trabalhos inéditos nas áreas de órgãos artificiais, biomateriais e engenharia de tecidos. Sediada no Brasil, a instituição tem procurado distribuir os congressos por diferentes regiões do país e da América Latina. A última edição do Colaob foi realizada em Maresias, litoral norte de São Paulo, há dois meses.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 23/11/2017