UFCG e Emater realizam Dia de Campo em Sumé

Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo, realizado nesta quinta, dia 23, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé. A atividade foi promovida numa parceria do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) com a Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB - Regional Serra Branca.

A atividade começou às 8h30min com abertura no Viveiro de Mudas, onde o técnico Geneilson Evangelista, da Emater Sumé, apresentou as ações presentes e futuras da Emater e o estudante de Agroecologia do CDSA, José Ray, apresentou as técnicas de viveirismo e vermicompostagem. Em seguida os agricultores e agricultoras foram encaminhados às diversas estações de visitação da área experimental.

Na área experimental coordenada pela professora Adriana Meira, os visitantes conheceram as estratégias de cobertura do solo e policultivos e participaram da montagem de composteiras e biofertilizante, apresentadas pelos estudantes do Grupo de Pesquisa de Solos. Os participantes também conheceram o fogão e secador solar apresentados pelos monitores da Professora Glauciane Danusa e puderam observar o processo de desidratação da salsinha.

Finalmente, na estação de zootecnia, sob a coordenação do professor Tiago Araújo, os participantes do dia de campo conheceram a produção de silagem, fenação e mistura múltipla, além da proposta da avicultura caipira e do confinamento de ovinos.

"Os participantes demonstraram grande interesse pelas ações apresentadas e conversaram com os estudantes e técnicos sobre as possibilidades de realização dessas estratégias em suas comunidades, para ampliar as possibilidades de conhecimento por parte dos agricultores que não puderam se fazer presentes", disse a professora Adriana Vital, coordenadora do Pascar.

"A parceria entre a UFCG e a Emater contribui com a disseminação de tecnologias sociais desenvolvidas no campus universitário, além de permitir a participação dos estudantes no processo de socialização de saberes".

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 24/11/2017