Pesquisadores da UFCG e Fapesq se reúnem com intenção de efetivar criação do Obitec

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram nesta quinta, 23, na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB) em reunião com a diretoria da instituição, debatendo possíveis formas de colaboração entre os entes para que se possa efetivar a criação do Observatório de Inteligência Tecnológica (Obitec).

Segundo os organizadores do trabalho, trata-se de uma iniciativa gerada devido à necessidade atual de apoio à gestão da inovação ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG. O projeto busca atuar em ações de levantamento e avaliação do estado da técnica de pesquisas realizadas por pesquisadores da instituição, estruturação formal técnico-jurídica dos resultados de pesquisas com potencial de geração tecnológica, monitoramento dos ativos registrados, além de atuar como facilitador de conexão com o setor produtivo.

Espera-se, ainda, que o Observatório também possa atender a demandas de avaliação de potencial de tecnologia de projetos solicitados pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), além de outras instituições interessadas.

Representando o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCG), estiveram o professor Nilton Silva (Unidade Acadêmica de Engenharia Química – UAEQ) e o servidor Danyllo Albuquerque, analista de tecnologia da informação. A reunião também contou com a participação de representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Futuras rodadas de negociação serão realizadas no futuro, a fim de sacramentar a parceria entre as instituições.

“Tenho certeza de que será uma parceria de grande sucesso entre a Fapesq/PB e a UFCG, que vai engrandecer a produção científica de produtos e serviços tecnológicos e o desenvolvimento da área de uma forma geral”, afirmou o professor Nilton Silva.

Para entender melhor o projeto, clique aqui.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 24/11/2017