Tem início na UFCG a IX Semana da Matemática

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na noite dessa segunda-feira, 27, a cerimônia de abertura da IX Semana da Matemática. O evento contou com a participação do reitor Vicemário Simões, além do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Ricardo Cabral; a coordenadora de extensão da UFCG, Nadege da Silva Dantas; o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat), Marcelo Ferreira; e o coordenador da Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), professor Denílson Pereira. A mesa foi composta ainda pelos homenageados no evento, os professores Claudianor Oliveira Alves e José Luiz Neto, além do professor José Viera Alves, precursor da OCM e que dá nome à Olimpíada atualmente.

“A Semana da Matemática acontece a cada dois anos, organizada pelo próprio departamento da UFCG. Este ano, tudo é ainda mais especial porque estamos no ‘Biênio da Matemática’, oficializado pelo Congresso Nacional. Então grandes eventos estão acontecendo no Brasil e serão ainda realizados”, explicou o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat/UFCG), professor Marcelo Ferreira. “Por exemplo, este ano aconteceu aqui a Olimpíada Internacional de Matemática, que é como uma Copa do Mundo na área. Em 2018, é a vez do Congresso Internacional, que vai ser no Rio de Janeiro”, completou, lembrando que neste último evento, que pela primeira vez na história será realizado no hemisfério Sul, estarão presentes os maiores nomes da Matemática no mundo.

A cerimônia de abertura teve início com um breve discurso do reitor da UFCG.  O professor Vicemário Simões fez questão de lembrar o papel o papel de inovação da Universidade. “Estamos na época deNatal, uma época de renascimento, renovação, novas ideias, mudança de vida. E a universidade, de uma forma geral, também é isso, tem o poder de mudar vidas”, disse.

A Semana da Matemática acontece durante toda esta semana, com palestras, oficinas e exposições diversas, sempre no Centro de Extensão José Farias Nóbrega (campus sede). Nesta terça, entre outras atividades, há uma Sessão de Pôsteres, a partir das 9h30min. Serão 18 trabalhos expostos, abordando os mais diversos e interessantes temas, a citar dois: Geometria aplicada na arquitetura de Campina Grande e Inclusão de alunos autistas no ensino fundamental regular.

Também já se iniciam as palestras. O professor Claudianor Alves realiza a primeira, abordando o tema “Os desafios de estudar Matemática no mundo atual”.

A programação completa da IX Semana da Matemática pode ser conferida acessando-se o site oficial do evento.

(Ascom UFCG)

Data: 28/11/2017