Medalhistas da Olimpíada Campinense de Matemática são premiados na UFCG

Os alunos medalhistas da Olimpíada Campinense de Matemática estiveram presentes, na última segunda-feira, 27, na cerimônia de abertura da IX Semana da Matemática, que aconteceu na UFCG e segue sendo realizada até a próxima sexta-feira. O evento culminou com a premiação dos alunos, desde o nível 1 (6º e 7º anos) até o nível 3, com representantes do Ensino Médio.

“Foram mais de três mil inscritos este ano na OCM, um número muito alto. Não à toa é uma das maiores Olimpíadas do Nordeste, e também das mais antigas”, disse o coordenador da Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), professor Denílson Pereira.

Para o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat/UFCG), Marcelo Ferreira, a OCM tem um valor muito especial. “Os alunos que participam, mesmo que não cheguem a ser medalhistas, se destacam imensamente. É perceptível a preparação diferenciada, especialmente quando chegam ao nível superior, daqueles estudantes que disputam um evento como esse”, comentou. “Além de ser um estímulo ao ensino da Matemática. O Brasil está atualmente no nível 4, falando-se de Matemática em âmbito mundial, ao lado de países desenvolvidos, como a Espanha. O nível máximo é logo acima, com expoentes como Estados Unidos, Japão e Alemanha”, completou.

Campeão de novo

Entre os premiados no evento, destaque para um nome recorrente: Leonardo Lima Silva. O estudante de apenas 14 foi ouro na Olimpíada Campinense de Matemática este ano, após celebrar, já no ano passado, a medalha de prata. Mas não para por aí. Leonardo é o atual tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e também o atual medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“Depois da primeira Olimpíada que disputei é que me despertou o interesse pela Matemática e área de Exatas de uma forma geral, e aquele gostinho de que podia ir mais longe. Antes disso nem achava a matéria tão especial”, brincou o medalhista, que estuda na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, em João Pessoa. “Hoje, com certeza sei que é nessa área que quero seguir, seja diretamente ligado à Matemática ou a campos relacionados, como Engenharia, Computação”, contou.

Leonardo aproveitou para incentivar àqueles que pensam em participar de eventos assim. “Há vários grupos de Whatsapp e redes sociais onde a gente pode tirar dúvidas, complementar o estudo, se basear e ver como está nosso nível. Costumo estudar sozinho, eu mesmo faço meu cronograma, e dá muito certo. O segredo é ter força de vontade e correr atrás. É possível para todo mundo”, disse.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 28/11/2017