topo_cabecalho
Riacho das Piabas e suas nascentes são áreas de preservação permanente

 

Na última quinta-feira, dia 7, a Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas, que conta com a participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conseguiu, com suas ações de mobilização e promoção política, que a Câmara Municipal alterasse a redação do artigo 269 da Lei Orgânica de Campina Grande, considerando o Riacho das Piabas e suas nascentes como áreas de preservação permanente.

 

A alteração na Lei municipal se deu pela propositura do vereador Olímpio Oliveira, a partir de manifestação ocorrida na própria Câmara Municipal no último Dia do Meio Ambiente (05 de julho) com expressiva participação de membros da UFCG, escolas públicas, Igreja e da comunidades. A emenda foi aprovada por unanimidade.

 

A UFCG empreendeu estudos de Pós-graduação na área periférica do Bairro Conceição e, por meio do Projeto Universidades Cidadã, em 2011, facilitou um processo espontâneo de aproximação dos saberes populares e Educação Ambiental, integrando escolas públicas, igrejas, ONG’s e comunidades do entorno da Mata do Louzeiro.

 

"Com a intervenção da UFCG outros estudos se consumaram nesses sete anos de lutas e de vitórias como a de hoje de resignificação do Riacho das Piabas na sociedade e luta pelo convencimento de sua revitalização ecossocioeconômica", ressaltou o professor doutor Veneziano Guedes.

 

(Ascom/UFCG)


Data: 11/12/2017