Estudo com Poesia é tema de livro de professor da UFCG

Edilson Amorim analisa poesias de Antônio Assunção, Bráulio Tavares, Cazuza, Drummond, entre outros.

Estudo com Poesia, livro do professor Edilson Amorim, será lançado nessa terça-feira, dia 19, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Décimo volume da coleção Crítica e Ensino da Editora Bagagem, coedição com a Editora Universitária da UFCG, a publicação analisa, interpreta e comenta textos poéticos de Carlos Drummond, Cecília Meireles, Antônio Assunção, João Cabral de Melo Neto, Cazuza, Bráulio Tavares, entre outros.

Retornando à sala de aula (após dez anos dedicados, exclusivamente, à administração central da UFCG), Edilson Amorim produziu os últimos três estudos, publicados no livro, a partir de análises elaboradas para discussão na disciplina Teoria do Texto Poético - ministrada aos alunos do curso de Letras, do campus de Campina Grande.

O autor disse acreditar na poesia "também, como matéria para a formação acadêmica dos alunos - não, apenas como alma -, pois, tem a forma de atrair diferentes leitores". Perguntado se a poesia em sala de aula é um bom aluno ou um bom professor, respondeu que é os dois: "ela é a atmosfera".

Destacando a excelente recepção, por parte dos alunos, ao conteúdo das disciplinas pautadas com textos poéticos, afirmou que "conhecer, ler, analisar, interpretar e compreender" são a sequência desse ensino/aprendizado que circula e se renova, constantemente.

Edilson Amorim é autor de outros três livros: Romance à Brasileira (2001), Era no tempo do Rei (2004) e Era Uma Vez no Nordeste (2005).

O lançamento acontecerá, às 18 horas, na Unidade Acadêmica de Letras, no Hall das Placas do Centro de Humanidades.

(Ascom/UFCG)

Data: 15/12/2017