Edital ELAS nas Exatas seleciona projeto de alunas da UFCG

Projeto Engenheiras da Borborema motiva o ingresso de mulheres em cursos de engenharia e tecnologia

Um projeto realizado por um grupo de alunas de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi um dos aprovados no Edital ELAS nas Exatas, do Fundo Social ELAS em parceria com Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres Brasil. O resultado foi publicado nesta quarta, dia 24.

Dos 113 projetos submetidos em todo o país, apenas 10 foram selecionados. Cada um receberá R$ 35 mil para realização de suas atividades.

O Edital ELAS nas Exatas tem por objetivo favorecer a inserção das meninas nas áreas de ciências tecnológicas e exatas por meio da promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da escola como um espaço estratégico na promoção dessa transformação.

Denominado Engenheiras da Borborema, o projeto das estudantes da UFCG motiva o ingresso de mulheres em cursos de engenharia e tecnologia realizando rodadas de palestras sobre mulheres na engenharia, oficinas de eletrônica e informática, oficinas de novas didáticas para o ensino de matemática e física e oficina de ensino para alunos surdos.

“É direcionado a alunas de escolas públicas de Campina Grande, bem como aos professores destas escolas, que são atores multiplicadores das práticas desenvolvidas no projeto. Este ano, o projeto será desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Itan Pereira, localizada no bairro de Bodocongó”, explica a professora Vanessa Schramm, tutora do Grupo IEEE WIE (Women in Engineering) UFCG, que realiza o projeto.

O Grupo IEEE WIE UFCG é vinculado ao IEEE-WIE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Women in Engineering), maior organização profissional do mundo dedicada a promover mulheres engenheiras e cientistas e a inspirar meninas a seguir uma carreira em engenharia.

Pela realização do projeto Engenheiras da Borborema, o grupo já recebeu vários prêmios de reconhecimento da organização IEEE, inclusive o prêmio mundial Darrel Chong Student Activity Award 2017.

(Ascom UFCG)

Data: 24/01/2018