UFCG reforça vigilância no entorno do lago para capturar jacaré

Polícia Ambiental está de sobreaviso para resgatar o animal

O aparecimento de um jacaré no lago localizado no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), há cerca de um mês, alertou os gestores da instituição para o perigo que representa a presença do animal no campus universitário, comprovada por diversas imagens veiculadas nas redes sociais.

“O animal já foi avistado várias vezes pelo pessoal que faz a segurança do campus, mas ele sempre foge para as águas do lago antes de ser capturado”, esclarece o prefeito universitário, Mário Araújo Neto. De acordo com o gestor, o resgate do animal exige equipamento e pessoal treinado para a tarefa, sendo de competência do Pelotão de Polícia Ambiental, que está de sobreaviso para atuar quando acionado.

“O comandante da Polícia Ambiental nos orientou a manter vigilância na área e acioná-los tão logo o jacaré seja avistado em terra, uma vez que é praticamente impossível capturá-lo dentro d’água”, destacou o prefeito, que determinou o reforço da vigilância no entorno do lago.

Nos últimos dias, tem sido frequente a aparição de jacarés em várias partes do país. Na segunda-feira, dia 22, um animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no estacionamento de uma empresa em Sorocaba, SP. Nessa quarta, dia 24, outro jacaré foi encontrado por banhistas na Praia do Gunga, localizada no litoral de Alagoas. Em Florianópolis, SC, já foram registradas pelo menos 15 ocorrências de captura de jacarés somente neste mês de janeiro.

(Ascom UFCG)

Data: 26/01/2018