topo_cabecalho
Coordenador geral apresenta ProfÁgua no campus da UFCG em Sumé

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos será ministrado no CDSA

 

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu nesta quarta, dia 7, e quinta, 8, a visita do coordenador geral do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Jefferson Nascimento de Oliveira.

 

Em reunião na manhã desta quinta, dia 8, ele apresentou o referido programa de pós-graduação na categoria profissional aos membros permanentes do polo no CDSA e integrantes de organizações governamentais e não governamentais (ONGs), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB), a prefeitos do Cariri Paraibano, professores e servidores do campus Sumé.

 

ProfÁgua

 

O ProfÁgua é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

 

Coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos, seja participando desses órgãos ou submetendo pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.

 

O programa tem como áreas de concentração instrumentos da política de recursos hídricos e regulação e governança de recursos hídricos. As linhas de pesquisa são: Ferramentas aplicadas aos instrumentos de gestão de recursos hídricos; Metodologias para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos; Planejamento e gestão de recursos hídricos e Segurança hídrica e usos múltiplos da água.

 

No Nordeste, participam da rede a UFPE, a UFCG e UFBA, estas últimas integradas recentemente.

 

(Assimp CDSA/UFCG)


Data: 08/02/2018