Mais uma instituição portuguesa aceita resultados do Enem

Brasileiros interessados em fazer a graduação em Portugal têm mais uma opção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, assinou o 29º acordo interinstitucional com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), que passa a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros.

As instituições de ensino portuguesas que usam os resultados do Enem têm liberdade para definir qual a nota de corte e os processos financeiros e acadêmicos para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. O acordo favorece, principalmente, a comunicação com o Inep para conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem na obtenção de uma vaga.

O primeiro convênio interinstitucional foi realizado em 2014, com a Universidade de Coimbra.  Em 2017, o Inep participou de uma missão oficial a Portugal para visitar algumas instituições conveniadas.

Atualmente, o instituto trabalha no mapeamento dos estudantes brasileiros que, por meio do acordo, estudam naquele país.

Clique aqui para ver a relação de instituições de ensino portuguesas que aceitam, para seleção de estudantes brasileiros, os resultados do Enem.

(Assessoria MEC)

Data: 09/03/2018