UFCG aumenta em 25% o número de bolsas de extensão

Iniciativa irá permitir a oferta extra de 70 bolsas mensais, com recursos exclusivos da universidade

A troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade ganhou um impulso significativo este ano. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ampliou em 25% o quantitativo de bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (Probex). Com isso, o número de bolsas ofertadas no período de maio a dezembro de 2018 passará de 280 para 350 - 70 a mais que em 2017. Os investimentos são da ordem de R$ 840 mil, com recursos integrais oriundos da UFCG.

Para o vice-reitor e secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, Camilo Allyson de Farias, a iniciativa é fruto de um trabalho de reordenamento de recursos institucionais, com vistas ao incentivo às atividades de extensão para promover o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade.

“Com estudo e planejamento, observamos que deveríamos dar mais estímulo à extensão, porque há ligação entre a universidade e o externo. E, historicamente, essas bolsas (de extensão) não têm sido estimuladas como as de pesquisa. Temos alunos com desempenho suficiente em condições de atuar nessa área. E a gente tem obtido resultados interessantes no campo da extensão, inclusive, com premiações”, explica.

Segundo Camilo, os benefícios de se investir em extensão vão além desse compartilhamento de conhecimentos com a sociedade. “Existe pesquisa e inovação dentro da extensão. A ideia é fortalecer isso para que as pessoas olhem para a extensão como algo importante, necessário”, enfatiza.

Além do aumento do número de bolsas de extensão, a UFCG ampliou em 14,3% o quantitativo de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a universidade. O aumento de 140 para 160 no número de bolsas ofertadas entre o período de agosto de 2018 a julho de 2019 irá permitir um reforço também no âmbito da pesquisa. A contrapartida de recursos provenientes da universidade é no valor de R$ 768 mil.

“É visível a intensão de fortalecer a extensão, mas sem deixar, obviamente, de olhar para a pesquisa. Não poderíamos deixar o Pibic de lado, porque há muitas pesquisas sendo desenvolvidas. Então, houve um aumento também nessas bolsas”, acrescenta Camilo.

As inscrições para o Probex podem ser feitas até o dia 21 de março. Professores e servidores técnico-administrativos de nível superior da UFCG poderão inscrever suas propostas nas áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O resultado será divulgado no dia 20 de abril. Os alunos poderão se candidatar às bolsas entre os dias 23 e 27 de abril. O período de vigência é entre maio e dezembro de 2018. As bolsas são no valor mensal de R$ 300.

(Ascom UFCG)

Data: 13/03/2018