Governo do Estado lança editais de apoio à ciência, tecnologia e inovação

O Estado da Paraíba lançou, nesta quarta-feira, dia 28, dois editais bastante interessantes para estudantes e pesquisadores na área de Ciência e Tecnologia. O primeiro diz respeito ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), enquanto o segundo aborda a Concessão de Cotas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos. O Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande se fez presente na solenidade, através do vice-diretor do CCT, professor José de Arimateia Fernandes, e do analista de tecnologia da informação Danyllo Albuquerque.

O evento de lançamento dos editais aconteceu durante a tarde, no auditório João Alberto Borges de Souza (Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores – SODS), na UFCG. A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e professora da UFCG, Francilene Garcia, abriu as palestras. Ela apresentou o marco legal, além de mostrar benefícios da iniciativa, resultados, impactos e perspectivas da nova lei.

“O marco legal é extremamente importante para o meio acadêmico, pois traz um embasamento jurídico que em outros momentos não existia. Antes, o setor produtivo tinha demandas, a faculdade poderia até desenvolver soluções para elas, mas os critérios de como isso seria feito eram muito obscuros, não existia um respaldo, uma proteção nem paras as empresas nem para os pesquisadores”, explicou Danyllo Albuquerque. “Por exemplo, imagine que uma empresa quer desenvolver soluções para tratar resíduos. Ela teria que contratar professores, alunos… Como se daria isso? Qual o passo a passo? Hoje, esse processo está mais claro, existe um resguardo para todos os lados”, completou.

Em seguida foi a vez do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e professor da UFPB, Cláudio Furtado, assumir o púlpito e descrever melhor cada um dos editais abertos.

“Editais assim, específicos para a Paraíba, sustentados pela Fundação de Amparo, e tendo como público concorrente apenas os paraibanos é muito importante. São recurso da ordem de R$ 4,5 milhões destinados a pesquisa e núcleos de excelência dentro do Estado”, disse o diretor do CCT, professor Arimateia Fernandes. “Cabe ressalva que editais dessa natureza não eram publicados na Paraíba havia dez anos”, completou o servidor Danyllo Albuquerque.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 29/03/2018