topo_cabecalho
Centro de Desenvolvimento Regional em Campina Grande define projetos

UFCG integra iniciativa piloto responsável pelo desenvolvimento de oito projetos prioritários na região

 

O Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) em Campina Grande - iniciativa piloto que visa articular o avanço do território com atores locais como governo, universidades, institutos federais, associações, empresários e institutos de pesquisa -,  já está dando seus primeiros passos. Desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), por demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), o CDR em Campina Grande selecionou oito projetos prioritários que serão implementados na 3ª Região Geoadministrativa da Paraíba, formada por 39 municípios do Agreste, Sertão, Cariri e Brejo. Os projetos foram definidos durante uma oficina realizada na última semana de março, em Campina Grande, de acordo com os principais problemas identificados na região.

 

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Governo do Estado da Paraíba, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcP e outras instituições de pesquisa da região, a iniciativa visa a criação de um programa nacional de apoio à implantação de centros de desenvolvimento regional em universidades. A UFCG é um dos pilotos do programa, juntamente com universidades federais das regiões de Bagé (RG) e Itapeva (SP).

 

Para o coordenador do CDR em Campina Grande, professor Gesinaldo Ataíde Cândido, o diferencial da iniciativa é que nada irá ocorrer sem que o processo seja democrático e participativo. “O CDR existe para viabilizar demandas e necessidades que a sociedade possa ter, com competências e habilidades que as universidades podem oferecer. No caso da PB, nós vamos ser parceiros do orçamento democrático do Governo do Estado. Fizemos plenárias com a presença de vários atores envolvidos no processo para definir quais são os principais problemas que a região enfrenta”, explica.

 

A primeira oficina, realizada em novembro de 2017, definiu um conjunto de cinco problemas alvos de desenvolvimento regional prioritários para guiar as ações do CDR: Acesso e formas de utilização dos recursos hídricos; Apoio à Agricultura Familiar; Recuperação de áreas degradadas/desertificação; Geração de Energias Renováveis; e Apoio às atividades econômicas locais, em especial caprinovinocultura, artesanato e turismo.

 

A priorização dos projetos ocorreu em uma oficina realizada nos últimos dias 26 e 27 de março, em Campina Grande, a partir das problemáticas definidas e de um processo democrático, através da participação de representantes de instituições de pesquisa e ensino, atores e instituições locais, bem como representantes do governo estadual e municipal dos municípios que compõem a 3ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba.

 

Foram homologados oito projetos para compor a carteira de projetos do CGEE, que buscará financiamento junto aos órgãos de fomento para implementação imediata e acompanhamento pelos três CDR pilotos. “Os projetos serão financiados por instituições de apoio à pesquisa e também serão provenientes de emendas parlamentares”, finaliza o professor Gesinaldo. O MEC estima um custo médio de  R$ 250 mil por ano com o funcionamento de cada CDR.

 

Confira abaixo a lista com os projetos e problemas a eles vinculados:

 

PROBLEMA-ALVO 1: FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

 

1) Título do Projeto: Filtro de Água UV+G (“Ultravioleta + Gravidade”)

Objetivo: Instalar filtros UV+G em residências e outros locais onde não há acesso a água tratada.

 

PROBLEMA-ALVO 2: APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

 

2) Título do Projeto: Utilização do Reuso da água proveniente de esgoto doméstico tratado para a produção agrícola em comunidades rurais.

Objetivo: Aplicar tecnologias ou sistemas para tratamento de esgoto doméstico (águas cinzas), visando o reuso da água para a produção agrícola em comunidades rurais em municípios da 3ª Região Geoadministrativa de Campina Grande-PB.

 

3) Título do Projeto: Ações e estratégias para o fortalecimento dos empreendimentos agroindustriais da Agricultura Familiar e das tecnologias sociais visando o empreendedorismo e o desenvolvimento local na 3ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba.

Objetivo: Viabilizar a incubação e a participação de empreendimentos agroindustriais em redes de cooperação, a partir de vocações e potencialidades socioeconômicas em municípios que compõem a 3ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba.

 

PROBLEMA-ALVO 3: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS/DESERTIFICAÇÃO

4) Título do Projeto: Desenvolvimento de estratégias combinadas e inovadoras de conservação e recuperação de áreas degradadas no semiárido.

Objetivo: Aplicar tecnologias combinadas e inovadoras de conservação do solo e água e de recomposição e regeneração da vegetação de Caatinga como estratégia para a recuperação de áreas degradadas nos municípios da 3ª região geoadministrativa do Estado da Paraíba.

 

PROBLEMA-ALVO 4: GERAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

 

5) Título do Projeto: Disseminação de energia solar tantos em espaços urbanos quanto nos rurais.

Objetivo: Implementar projetos para ampliar a utilização de energia solar através da escola solar, padaria solar, Agente Comunitário de Energia, geração compartilhada de energia elétrica e a promoção do uso de energia solar fotovoltaica e a eficiência energética em comunidades rurais.

 

6) Título do Projeto: Sistema simplificado de irrigação por capilaridade, para hortas orgânicas e produção de mudas na agricultura familiar.

Objetivo: Instalar o sistema e capacitar os agricultores familiares para construção, instalação e utilização de kits simplificados de irrigação por capilaridade, para hortas orgânicas e produção de mudas, contribuindo também para geração de renda.

 

7) Título do Projeto: Microgerador eólico de eixo horizontal (500wp), de baixo custo com materiais disponível comercialmente.

Objetivo: Implantar microgeradores eólico de baixo custo para aproveitamento do potencial eólico na região polarizada por Campina Grande – PB.

 

PROBLEMA-ALVO 5: APOIO À EMPREENDIMENTOS LOCAIS

 

8) Título do Projeto: Aplicação de Tecnologias Analíticas e de Processos Produtivos para obtenção e caracterização de Drogas Vegetais Medicinais com diferentes tamanhos e partículas

Objetivo: Produção de lotes piloto de drogas vegetais medicinais com diferentes tamanhos de partículas rumo a escala manométrica, visando a padronização das drogas vegetais obtidas das plantas medicinais.

 

(Ascom UFCG)


Data: 16/04/2018