Workshop orienta alunos da UFCG que atuarão na Campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos em Cuité

Atividades de educação em saúde acontecerão entre 14 e 17 de maio

Foi realizado na noite desta terça-feira, 17, no Auditório do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, o Workshop da Campanha e Gincana sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM) 2018, com destaque para a importância do profissional farmacêutico junto à comunidade.

O evento marca o início das atividades da campanha e teve como objetivo apresentar a temática aos alunos, ilustrando situações corriqueiras de uso inadequado dos medicamentos e que podem ser transformadas com o farmacêutico ocupando o seu lugar de agente que recupera, promove, protege e mantém a saúde da população e previne doenças, otimizando a sua farmacoterapia e proporcionando qualidade de vida.

A primeira parte do workshop consistiu em uma palestra ministrada pela professora doutora Camila Montenegro, que falou sobre o histórico, contextualização, importância e como promover o Uso Racional dos Medicamentos, com destaque para o envolvimento do Farmacêutico neste serviço de Educação em Saúde.

No segundo momento, a professora debateu sobre as habilidades em comunicação interpessoal (linguagens verbal e não verbal) que, quando bem dominadas, facilitam a chegada da informação de maneira mais acessível e de forma adequada à população, sensibilizando-a, fazendo-a entender sobre a necessidade de mudanças de hábitos relacionados ao uso dos medicamentos e que será fundamental para garantir a qualidade dos insumos farmacêuticos, a eficácia terapêutica e a segurança do usuário/paciente.

Finalizando o workshop, a professora Júlia Beatriz de Souza conduziu a formação das 8 equipes que desenvolverão ações na população cuiteense. Dentre elas, a coleta de sobras de medicamentos guardados em casa e elaboração de um vídeo a ser publicado em 05 de maio, dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

As atividades de educação em saúde da Campanha de URM acontecerão em pontos estratégicos da cidade de Cuité, entre os dias 14 e 17 de maio. O evento encerrará no dia 18 de maio com uma gincana entre as equipes formadas, no Ginásio Poliesportivo do CES.

A Campanha e Gincana sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM) 2018 em Cuité têm a coordenação da professora Camila de A. Montenegro e orientações dos professores Bruna Pereira, Carlos Leon, Cynthia Layse de Almeida, Egberto Carmo, Fernando Oliveira, Júlia Beatriz de Souza, Juliana Falcão, Maria Emília Menezes, Renner Leite e o suporte na gestão logística da Farmacêutica Rosinéa Carneiro. Também integram a organização do evento os monitores (alunos do curso de Farmácia) Cássia Delanne, Christian Pessoa e Jéssica Medeiros.

(Ascom CES/UFCG, com informações da Farmácia Escola do CES)

Data: 19/04/2018