Professor da UFCG tem livro publicado por editora europeia

Obra faz estudo comparado entre os sistemas prisionais brasileiro e argentino

O professor Iranilton Trajano da Silva, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG), lançou, nesta quinta-feira, dia 26 de abril, o livro Execução Penal/Ressocialização: Estudo Comparado de Argentina e Brasil. A obra foi publicada a convite da editora Novas Edições Acadêmicas (NEA), com sede na União Europeia e presente em 40 países. A versão digital do livro está disponível para compra neste link.

Fruto de tese de doutorado concluída em 2013 na Universidade Museu Argentino (UMSA), o livro aborda a problemática em que vive o atual sistema prisional brasileiro e argentino, fazendo uma análise comparativa e identificando a omissão estatal na busca de projetos e políticas sociais eficientes na amortização do crime como causa principal da desordem do sistema penitenciário.

O estudo aponta que Brasil e Argentina passam por sérios problemas carcerários de ordem estrutural, a exemplo da precariedade nas assistências material e à saúde, além da superlotação. Assim, a pesquisa concluiu o Estado como agente omissor quanto à aplicabilidade dos direitos e garantias legais do preso.

“O Brasil tem 726 mil presos e a Argentina, 76 mil. Apesar da população carcerária argentina ser bem menor que a brasileira, se em ambos os países o Estado cumprisse suas leis, o sistema carcerário seria diferente e haveria possibilidades de reinserção social. Para se ter uma ideia, atualmente o Brasil tem um déficit de 320 mil vagas prisionais. É uma disparidade muito grande”, explica o professor Iranilton.

Livro

Lançado pela editora europeia Novas Edições Acadêmicas (NEA), afiliada à alemã SIA OmniScriptum Publishing, o livro tem suas 212 páginas publicadas em Português.

Disponível para compra nas principais livrarias digitais do mundo, dentre elas a MoreBooks, a versão física da obra deverá chegar às prateleiras das bibliotecas da UFCG ainda nesse semestre.

(Ascom UFCG)

Data: 27/04/2018