Pacientes do Hospital Universitário de Cajazeiras passam a contar com assistência odontológica

Serviço recebe apoio do consultório de odontologia da UFCG

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), filial da Rede Ebserh, começou a oferecer um novo serviço: saúde bucal. Os pacientes que estão internados e aqueles em observação no ambulatório passaram a receber atividades de promoção e informações educativas de prevenção a exemplo de como escovar os dentes adequadamente.

Pedro Gabriel da Silva, de apenas 1 ano e 8 meses, está internado há uma semana e é um deles. Durante esse período, todos os dias, o pequeno paciente recebe uma atenção toda especial. O pai, Antônio Silva, disse que as instruções são muito importantes e vão passar a ser adotadas no dia a dia do filho. “No início, ele não deixava escovar, mas, aos poucos, com os cuidados da profissional daqui do hospital, ele foi se adaptando”, disse.

Os pacientes atendidos no HUJB são avaliados pela equipe, recebem atendimento como ações de prevenção e promoção à saúde e poderão, se necessário, ser encaminhados para consulta ambulatorial nos consultórios de odontologia disponibilizados na Universidade Federal de Campina Grande. “Os usuários que precisam de tratamento no consultório odontológico estão sendo regulados para a UFCG”, informou a chefe do setor Diagnóstico e Terapêutico do hospital, Eliane Leite.

Ainda de acordo com Eliane, o trabalho está sendo conduzido pela técnica em saúde bucal com o suporte dos professores da UFCG. “Quando houver a convocação do odontólogo através do concurso público da Ebserh, teremos mais reforço para esse serviço, que vai ajudar muitas mães de crianças no manejo e técnicas para a correta higienização das crianças”, disse, acrescentando que a maior dificuldade se refere às crianças com deficiência e, para as quais, a escovação requer maior habilidade.

A técnica em saúde bucal do HUJB, Maria Rosenilde Alcântara, explicou que as ações de prevenção e promoção acontecem diariamente e todas as crianças das enfermarias são contempladas. Nos turnos da manhã e tarde, a profissional visita o espaço dos ambulatórios e também a recepção do pronto atendimento, onde são realizadas palestras.

A profissional enfatiza que essa intervenção é primordial para que as crianças e adolescentes saibam a importância dos cuidados para se manter uma boca saudável. “Grande parte das mães e acompanhantes não dispõe das mínimas informações e esse trabalho vai contribuir para a saúde dessas crianças e adolescentes”, avisa.

Reinaldo de Souza tem 14 anos e a mãe, Josilene Pereira, garantiu que ele não leva a sério as questões de saúde bucal. “A gente aconselha, mas ele nem sequer escova os dentes direito. Enquanto ele esteve no hospital, recebeu todas as orientações. Espero que ele siga a partir de agora”, disse. O garoto passou 21 dias internado no HUJB devido a complicações de uma fratura na perna.

(Assessoria HUJB/UFCG)

Data: 02/05/2018