UFCG vai sediar o I Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino

O Mestrado em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG promove, no período de 14 a 17 do corrente, o I ENLIJE – Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino. O evento será realizado no campus da UFCG, em Campina Grande, e tem como principais objetivos: refletir sobre o ensino da literatura infanto-juvenil no nível fundamental; favorecer a troca de experiências com textos literários de diferentes gêneros; divulgar pesquisas voltadas para o ensino da literatura infanto-juvenil e, ainda, discutir o lugar da literatura infanto-juvenil na escola, tendo em vista o contexto nacional de discussão dos PCN.

De acordo com José Hélder Pinheiro Alves, professor da Unidade Acadêmica de Letras e um dos coordenadores do I ENLIJE, a promoção deste evento visa dinamizar os estudos sobre literatura infanto-juvenil e ensino, aproximando pesquisadores de diferentes universidades do Nordeste e de demais regiões do país.

“Toda a programação do I ENLIJE está voltada para a formação de professores do ensino fundamental e médio. Os mini-cursos, mesas-redondas e a apresentação de comunicações são, portanto, momentos fortes de formação, no sentido de se socializar caminhos que estão sendo trilhados no âmbito do trabalho com o texto literário para crianças e jovens”, afirmou Hélder. “O evento também será um espaço de troca de experiências entre pesquisadores desta vertente da literatura brasileira”, acrescentou.

Mais informações sobre a programação do I ENLIJE, no endereço eletrônico: www.enlije.ubbihp.com.br.

Data: 02/06/2006