Professores e alunos do curso de Música da UFCG realizam turnê na Europa

Grupo irá realizar cinco concertos na Alemanha e na França até o dia 30 de maio

A rica produção musical do Nordeste está sendo apresentada na Europa. A iniciativa faz parte da turnê promovida por alunos e professores do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ideia é divulgar as atividades artísticas das duas instituições, firmando parcerias e acordos de intercâmbio cultural.

Até o dia 30 de maio, serão realizados cinco concertos nas cidades de Neuss e Düsseldorf, na Alemanha, e Olivet, Gien, Orléans e Paris, na França. Os professores também irão proferir palestras e coordenar master classes voltados à música brasileira.

A excursão ainda objetiva divulgar o Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), que será realizado entre os dias 7 e 15 de julho. No próximo ano, o Fimus chegará à sua décima edição com participação de convidados dos dois países visitados na turnê.

O professor do curso de Música da UFCG, Vladimir Silva, destaca que a missão integra o projeto de internacionalização da UFCG e da UFRN “como forma de mostrar a produção artística dos cursos de Música das duas instituições e também o nosso Festival, pois já estamos trabalhando na divulgação das edições de 2020, 2021 e 2022”.

A turnê é liderada pelos professores Vladimir Silva e Regiane Yamaguchi, da UFCG; Danilo Guanais, da UFRN; e Rudson Ricelli, da Universidade do Aveiro, em Portugal.

Concertos

Na Alemanha, o grupo se apresenta na Neuss Stadt Musikschule, interpretando música brasileira para canto e piano, piano solo, piano e trompete, e canto, trompete e piano. O destaque será a estreia mundial dos “Quatro Sonetos em Língua Portuguesa”, do compositor Danilo Guanais, da UFRN, escrito especialmente para esta turnê. Concebida dentro de uma estética armorial, a peça traz poemas de renomados autores da nossa literatura, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna.

Já na França, o grupo se encontra com o Coro de Câmara de Campina Grande, além de cantores e instrumentistas de conservatórios franceses e brasileiros, para interpretação da Missa de Alcaçus, também de Danilo Guanais. Originalmente escrita em 1996, a obra foi revisada ano passado, com estreia da nova versão no Carnegie Hall, em Nova Iorque. O projeto ainda foi apresentado em Portugal, no Festival de Música da Universidade de Évora.

(Ascom UFCG)

Data: 15/05/2018