topo_cabecalho
32 secretários da UFCG participam de Seminário no Maranhão

A UFCG está participando, com uma delegação composta por 32 secretários(as), do VIII SEMISEC - Seminário Multiprofissional de Secretariado - que está acontecendo de hoje, quarta-feira, 24, até o próximo sábado, 27, em São Luís do Maranhão. A Reitoria deu as passagens, hospedagem e a alimentação de todos eles.

O Presidente da Associação das Secretárias da Universidade Federal de Campina Grande - ASUFCG, René Anísio (foto), considera importante a presença dos secretários, "por ser um momento em que todos poderão se atualizar, se reciclar, e manter contato com profissionais de outras universidades brasileiras, presentes nesse Seminário".

Do campus de Campina Grande, foram 14 secretários do CCT, 10 do CH, uma da Reitoria e seis vinculados às Pró-Reitorias. Do campus de Sousa foi apenas um representante da categoria.

Palestras e painéis começam amanhã, quinta-feira, 25

Amanhã, quinta-feira, às 13h50, o tema Ética - O Caminho Iluminado do Dever a Serviço da Sociedade, com a professora Dra. Liliam Doussou Romero, especialista em Filologia, de Havana, Cuba, abre a programação de palestras do Seminário. Em seguida, o professor maranhense Marconi José Carvalho Ramos, mestre em Ciências da Educação, falará sobre o tema A Integração como Elo de Desenvolvimento da Dignidade Profissional. À tarde, está programado o painel Sindical ? Organização, Lutas, Conquistas e os Desafios da Profissão, com os painelistas Leida Maria Mordente Borba Leite, fundadora da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC/SP, Maria Bernardete Lieuthier, presidente da FENASSEC/PE, Maria Lúcia Sousa, presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de Sergipe - Sindisergi, tendo como mediadora, Éster Ratis de Santana.

Encerrando a programação do dia, está agendada a palestra/Show Complexidade e Sutileza dos Relacionamentos, com Augusto Gomes, publicitário e showman de São Paulo.

Na sexta-feira à tarde, haverá a palestra sobre Sociabilidade, Talentos e Empreendedorismo, com o Dr. Ruy Nazaré Azevedo Corrêa, administrador e especialista em marketing e empreendedorismo. A programação segue com o painel Trabalho ? Adequando Competências às Novas Relações de Trabalho, com a participação dos painelistas José Carlos Perret Schulte, Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC/Brasília, Marcos Fábio Melo Matos, mestre em Comunicação e Cultura / MA, e Ana Teresa Rio Branco Silva, primeira mulher maquinista do Brasil / MA. A mediadora do painel é a professora Nilzenir Ribeiro.

Fechando a agenda do dia, a palestra Marketing Pessoal na Potencialização do Desenvolvimento Pessoal será focada por Márcia Siqueira, pós-graduada em Gestão Empresarial ? SP. Depois dela, a senadora Roseana Sarney Murad, primeira mulher a governar o Estado do Maranhão, vai apresentar a palestra sobre Os Desafios do Mundo Moderno nas Atuações Profissionais da Mulher.

No sábado, 27, último dia do Seminário, a partir das 9h, está programada a palestra sobre Clima Organizacional e suas Repercussões no Crescimento Pessoal e Profissional, com a PhD em Ciências Sociais pela Universidade de Quebéc, Canadá, professora da Universidade Federal do Piauí, a psicóloga Maria do Carmo Bernardes.


Data: 24/08/2005