topo_cabecalho
Novo programa da CAPES investe no aprimoramento dos cursos de Engenharia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright, seleciona propostas que promovam modelos inspiradores de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem ou de gestão de cursos de graduação. Com o objetivo de modernizar a graduação em engenharia no Brasil, o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA) vai apoiar até oito projetos institucionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. Leia o edital.

 

Cada instituição de ensino superior (IES) pode propor apenas um projeto. Serão selecionados no máximo dois projetos de uma mesma especialidade de engenharia: civil, mecânica, elétrica ou química. Para ser elegível, a proposta precisa apresentar, dentre outros elementos, um diagnóstico do curso de graduação; formalização de apoio da IES; objetivos; até dez indicadores de avaliação dos resultados; projeto curricular; métodos de ensino e avaliação de alunos.

 

Podem inscrever projetos IES públicas ou privadas sem fins lucrativos. A IES deve possuir curso de graduação de nota 3 ou superior na avaliação mais recente do MEC, em uma das especialidades de engenharia elegíveis. Os projetos terão duração de até oito anos, com início em 2019.

 

A CAPES vai financiar auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos e auxílio suplementar para assistentes do projeto, nas modalidades doutorado


pós-doutorado. Já os benefícios custeados pela Fulbright incluem recursos para aquisição material permanente e auxílio financeiro para atividades de especialistas visitantes no Brasil.

 

Confira a página do programa.

 

(Capes)


Data: 12/06/2018